domingo, setembro 19, 2010

Lição de C.S.C.:

Ache seu elemento da tabela periódica
BORO
Suas propriedades — grande estabilidade, resistência que o torna imune até ao ácido clorídrico concentrado em ebulição e índice de dureza próximo ao do diamante — permitem que o boro tenha múltiplas aplicações, como antioxidante, anticorrosivo e componente de materiais de revestimento em geral.
Boro é um elemento químico semimetálico, de número atômico 5, de símbolo B. Pertencente ao grupo IIIa da tabela periódica, junto com o alumínio, o gálio, o índio e o tálio. Todavia, por suas características especiais de ligação, seu comportamento assemelha-se mais ao silício. Não encontrado em estado puro na natureza, aparece sob a forma de ácido bórico e de boratos, como o bórax, o tincal e a kernita, e integra numerosos compostos minerais. Em 1702, W. Homberg obteve o ácido bórico a partir do bórax e denominou-o sal sedativum. Em 1808 Joseph-Louis, Gay-Lussac e Loius-Jacques Thenard, na França, e Humphry Davy, no Reino Unido, isolaram o boro em forma de pó amorfo e de cor marrom.

Propriedades físicas e químicas:
O boro amorfo tem densidade igual a 2,34. O cristalino, mais puro, é muito duro, tem brilho quase metálico e densidade igual a 3,3. Funde a 2.300º C e volatiliza-se um pouco. Em estado puro o não tem muito emprego útil, mas na forma de ácido bórico e bórax encontra grande aplicação na indústria. Em eletrônica, é usado como semicondutor, já que sua condutividade elétrica aumenta com a elevação da temperatura.

2 comentários:

"Se os escritores escrevessem tão descuidadamente como dizem algumas pessoas, então adhasdh asdglaseuyt[bn[ pasdlgkasdfasdf" Lemony Snicket